A RAPOSA SEMPRE
VENCENDO COM VOCÊ
Nós te treinamos nesta luta.

Como a pandemia mudou a rotina do trabalho

Que a pandemia do COVID-19 e a necessidade de realizar um isolamento social restrito por meses seguidos mudou inúmeros aspectos das dinâmicas de trabalho, estudo e relações interpessoais não é mais uma surpresa. Após mais de um ano vivendo um dia a dia completamente modificado pela presença do novo coronavírus. O trabalho, os cursos online, as reuniões e a sociabilidade têm sofrido mudanças profundas. 

Os desafios não param em apenas alterar alguns hábitos e maneiras de realizar as tarefas do cotidiano. As estruturas, as recomendações, os cuidados e o tipo de rotina que precisou ser estabelecida durante este período modificaram partes importantes da rotina de trabalho, estudo e diversão. Estas adequações criam desafios que são importantes serem ultrapassados para mantermos a produtividade, a assertividade e a criatividade em dia.

Acompanhe a seguir as principais interferências da pandemia na rotina de trabalho e quais serão as tendências do mundo pós-pandemia. Olha só:

O que mudou na rotina de trabalho?

O aprimoramento do conhecimento

Aprofundar os conhecimentos acadêmicos e atualizar o que se sabe para acompanhar as mudanças tecnológicas, científicas, de dados e de mercado nunca foi tão essencial. A pandemia trouxe a necessidade de os profissionais tornarem-se cada vez mais funcionários híbridos e com conhecimentos abrangentes, na busca de colaborar com a empresa das mais diversas maneiras.

Cursos online, webinars, conferências, palestras e eventos sobre um assunto específico tornaram-se comuns, ampliando a rede de contato do profissional, criando novas áreas de conhecimento e desenvolvendo uma imagem de colaborador que procura estar sempre a par de todas as inovações do mercado. 

Criação do home office

O home office foi a primeira mudança direta na vida de todos os trabalhadores do Brasil e do mundo. Trabalhar em casa tornou-se uma rotina que necessita de grandes adaptações não só na infraestrutura, mas na ergonomia, no psicológico, no estabelecimento de regras e nas tentativas de continuar com a mesma produtividade do trabalho presencial.

A criação de um local específico para o trabalho em casa, a necessidade de colocar em prática algumas pausas durante o dia e a relevância de ter uma diferenciação marcada do horário de trabalho e o horário de descanso foram os principais desafios nos primeiros meses de pandemia. 

A importância da comunicação contínua

A comunicação entre a empresa e os seus funcionários é cada vez mais primordial. Em um cenário em que o profissional não está em contato presencial com seus gestores ou supervisores, é essencial que todos permaneçam totalmente acessíveis no período de trabalho. Além disso, manter canais de ajuda psicológica, emocional e física dos colaboradores tornou-se uma obrigação das empresas, assim como promover atualização contínua de informações relevantes e análises de trabalhos realizados, por exemplo.

As reuniões à distância

As reuniões também foram um marco na rotina de trabalho durante a pandemia. A necessidade de manter-se conectado, de ter uma estrutura em casa que acompanhasse conversas de áudio e vídeo com os gestores, parceiros ou colegas de trabalho foram pontos chave na possibilidade da criação de uma rotina de atividades fora da empresa. Passou a ser preciso adaptar-se a encontros virtuais, a expressar-se na frente de uma câmera e a passar informações de maneira direta e sucinta. 

Estratégias digitais em todos as áreas de atuação

Diversas empresas se viram com a urgência de transformar suas estratégias de vendas, suas áreas de atuação ou seus modelos de negócio. A falta de um ponto presencial de venda, por exemplo, fez com que inúmeras marcas migrassem para as redes sociais, e-commerce ou empresas de departamento que vendem produtos de terceiros. Estas estratégias precisaram ser adaptadas à demanda online, com diferentes abordagens e a necessidade de engajamento.

Tendências do mundo pós-pandemia

Atualização de espaços comerciais

Nos últimos meses, após completar um ano da necessidade de isolamento social, os espaços comerciais começaram a demonstrar a tendência de adaptação dos seus espaços físicos. Bares, restaurantes, cafeterias e salas comerciais redesenham e compartilham seus espaços com o foco no distanciamento social, na higiene geral e no hibridismo dos seus locais, passando a servir como coworking ou salas de reunião à distância, por exemplo.

Experiências imersivas online

O setor cultural e de entretenimento foram os mais afetados pela pandemia. Contudo, a sua transformação foi uma das mais rápidas e importantes das principais indústrias mundiais. A utilização de tecnologias como realidade aumentada, assistentes virtuais, inteligência artificial, tours virtuais, shows e espetáculos online foram destaque desde os primeiros meses de isolamento social, demonstrando a força do setor e a sua relevância no cenário internacional.

Educação à distância com cursos online

Os cursos online já estavam presentes na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. A pandemia, contudo, serviu como um catalisador da sua relevância fazendo com que um número de alunos e profissionais com crescimento exponencial optarem pela modalidade de educação à distância. A participação de governos e instituições que confirmaram a importância e a confiabilidade deste tipo de aprendizado foi essencial para o setor.